sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tendo chegado à idade de vinte e três

Não há melhor razão para chegar a essa idade do que poder entender de fato os sentimentos de John Milton ao escrever "On His Having Arrived at the Age of Twenty-Three". Posto então aqui o original e a tradução livre que fiz do meu entendimento desse poema. O trabalho que tive nessa missão dedico a essa alma superior, John Milton, que ao se fazer eterno através das palavras me inspirou a seguir o mesmo caminho. Que os botões se abram, que o destino me leve a traçar caminhos semelhantes ao desse segundo mestre.

On His Having Arrived at the Age of Twenty-Three
John Milton (1632)

How soon hath Time, the subtle thief of youth,
Stolen on his wing my three-and-twentieth year!
My hasting days fly on with full career,
But my late spring no bud or blossow shew'th.
Perhaps my semblance might deceive the truth
That I to manhood am arrived so near;
And inward ripeness doth much less appear,
That some more timely-happy spirits endu'th.
Yet, be it less or more, or soon or slow,
It shall be still in strictest measure even
To that same lot, however mean or high,
Toward which Time leads me, and the will of Heaven.
All is, if I have grace to use it so,
As ever in my great Task-Master's eye.

Tendo chegado à idade de vinte e três

Tão logo veio o tempo, sutil ladrão da juventude,
Roubar em suas asas meu vigésimo terceiro ano!
Meus dias apressados voam em velocidade máxima,
Mas minha primavera tardia ainda não revelou seus botões.
Talvez meu semblante possa esconder a verdade
Que eu me tornei mulher assim tão rápido;
E a maturidade da alma aparece bem menos aqui,
Do que nos espíritos mais velhos que a tem à mostra.
Ainda assim, seja menos ou mais, ou breve ou demorado,
Serei da mesma forma diretamente guiada
Àquele mesmo lugar, sendo simples ou superior,
Ao qual o tempo me leva, e a vontade do paraíso.
Tudo está, se eu tiver a graça do merecimento,
Como sempre nos olhos de meu grande mestre. 

2 comentários:

  1. Que lindo Mariana!!! Desejo muito sucesso para você nessa sua nova fase da vida!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Traduzindo Milton aos 23 - isso é um great achievement! Você é brilhante!
    Curta a nova idade com alegria! Amei seu blog!

    ResponderExcluir